No momento você está vendo Como anda a saúde mental das mulheres?

Como anda a saúde mental das mulheres?

Um estudo realizado entre maio e junho de 2020 sobre os efeitos da pandemia na saúde mental dos brasileiros, demonstrou que as mulheres estavam adoecendo psiquicamente de forma mais acentuada, na avaliação de depressão, ansiedade e estresse.
O estudo não buscava causas desse adoecimento, porém podemos aventar algumas possibilidades.

Como culturalmente as funções de cuidados com a casa e os filhos costumam ser atribuídas às mulheres, com o fechamento das escolas, trabalho em home office, necessidade maior de higienização de produtos e da casa, as tarefas se multiplicaram e como estamos todos isolados, a rede de apoio diminuiu.

Um estudo realizado nos EUA em 2020 apontou que 30% das mulheres neste período pensaram em pedir demissão de seus empregos.

Fator importante a ser levado em conta é que o sofrimento mental neste momento crítico pode estar sendo relegado a segundo plano fazendo com que se agrave. Fique atenta aos sinais de sofrimento psíquico: insônia, falta de prazer, irritabilidade, preocupação excessiva. Procure realizar atividades físicas possíveis, conversar com amigos e reservar um tempo para descanso. Se necessário, procure tratamento.

Referencia:
Exploratory study on the psychological impact of COVID-19 on the general Brazilian population
Antonio P. Serafim, Ricardo S. S. Durães, Cristiana C. A. Rocca, Priscila D. Gonçalves, Fabiana Saffi, Alexandre Cappellozza, Francisco Lotufo-Neto

Deixe um comentário